quarta-feira, 23 de outubro de 2013

AWT#68: Kandy e a dentadura do Buddha

Kandy é uma cidade do interior que virou famosa pelo templo do dente do Buddha. Reza a história que este foi cremado na Índia em 543 a.c. mas que um dos seus dentes foi recuperado e chegou ao Sri Lanka escondido no cabelo de uma princesa orissa.
A estória tem mil e um adornos, sendo questionada por muitos, nomeadamente um tuga de seu nome Queirós que afirma ser um dente de búfalo e não da divindade! De búfalo, do Buddha ou de qualquer outra origem, a verdade é que o templo acolhe milhares de peregrinos para meditação. 
(Nota foto inferior esquerda: caminhar sobre as chamas foi a forma da princesa Sita provar ao marido Rama - rei indiano - a sua castidade. Esta façanha ainda hoje é relembrada nas danças locais)

Outro ponto turístico a visitar é o Peradeniya Botanical Gardens. Parte integrante da residência real dei Wicramabahu III, construída no séc. XIV, foi convertido em Jardim Botânico pelos ingleses em 1821 que aqui plantaram as primeiras plantas de chá. O meu sobrinho João Maria, recém ingressado em Biologia, iria ter "pano para mangas" para estudar este ecossistema"!





Nenhum comentário:

Postar um comentário