quinta-feira, 17 de outubro de 2013

AWT#62: "Mr.BIG Syndrome"

Jeff é um inglês de 54 anos que se estabeleceu por Moshi ao casar com uma nativa. Na sala de espera para embarcar com destino a Nairobi conversamos sobre o modelo de negócio dos operadores turísticos:
LMB: "Jeff, existe alguma agência ou operador que trate os "porters" (os que carregam tudo pela montanha acima nas várias expedições)?
Jeff: Sofrem todos do Síndroma do Mr.BIG.
LMB: Conta-me lá os sinais...
Jeff: Começaram todos como "porters", progredindo para guias e, mais tarde, criando o seu próprio negócio. Melhoram a qualidade de vida comprando carro e casa. Mas a ambição desmesurada fá-los esquecer o passado e tratam o pessoal de forma desumana. Há agências que nem pagam salários pois sabem que os turistas dão gorjetas.
LMB: As autoridades nada fazem?
Jeff: Pertencem todos à mesma tribo e protegem-se. É inútil fazer queixas. A única iniciativa de valor está a ser liderada por uma americana, a Karen, fazendo um levantamento das empresas com alguma ética (ver kiliporters.org antes de reservar).

Entre outros temas, falou-me do risco ambiental ligado à exploração chinesa de petróleo no Lago Tanganyka, da sobre-exploração pesqueira no Lago Victoria visando a exportação para a Rússia e ainda da tanzanite, uma gema preciosa, de cor azulada, que é originária da região.

Nenhum comentário:

Postar um comentário