quarta-feira, 2 de outubro de 2013

AWT#45: Mítico Zanzibar

Zanzibar é um arquipélago de ilhas sendo as principais Pemba e Unguja, esta última onde fica situada a Cidade de Pedra, fundada pelos persas e onde Vasco da Gama atracou em 1499. Nessa altura foi estabelecido um entreposto comercial (rota das especiarias) e uma missão católica, dominando o território durante dois séculos. Considerada Património Mundial pela Unesco, a cidade transpira uma mistura de cultura islâmica e africana indescritível.

Mais do que o forte (construído com pedras de uma capela portuguesa), o mercado de escravos ou as ruas sinuosas confesso que foi o Mercado que me encantou. Dezenas de comerciantes montam diariamente os seus stands propondo comidas diversas sempre pautando pelo que de melhor têm à disposição: lagosta, polvo, atum, barracuda, etc. Curioso é também o modelo de negócio: cada cozinheiro restringe-se ao seu core business sendo cada habitante da aldeia um "porteur d'affaires", recebendo no final a sua comissão.

A economia é movida essencialmente pelo turismo e pelo comércio de ráfia e especiarias, especialmente cravinho, canela e pimenta. Para melhor explorar esta riqueza da ilha fizemos um "spice tour" numa exploração local gerida pela comunidade. Foi um autêntico hino aos sentidos com cheiros, paladares e formas diversas.
Legenda cima para baixo, esquerda para a direita: 1. Andrew nas experiências de ervas; 2. Lipstick Plant; 3. Canela; 4. Raíz de canela (usada para o Vix vaporub); 5. Capim-limão (lemon grass); 6. Pimenta; 7. Baunilha; 8. Aloe Vera; 9. Noz moscada

Nenhum comentário:

Postar um comentário