domingo, 6 de outubro de 2013

AWT#51: Os Maasai de Arusha

Arusha é a terceira maior cidade da Tanzânia e é considerada a capital do turismo, atendendo a que é usada como base tanto para visitar o Serengeti National Park como para subir o "teto de África", aka Kilimanjaro.

É também em Arusha que conhecemos uma das comunidades de Maasai, um povo nómada centrado no pastoreio. Dado que são fonte de alimento - leite, sangue e carne - e de recursos - couro - o gado juntamente com a terra são elementos sagrados para os Maasai. Com uma hierarquia baseada na idade, e marcada pela passagem à idade adulta aquando da circuncisão, os homens passam por guerreiro júnior, guerreiro sénior, "elder" júnior e "elder" sénior. São polígamos e os casamentos são definidos pelos mais velhos de acordo com a reputação da família.


Existe no entanto uma discussão de fundo quanto à forma que o plano de conservação da vida animal está a impactar este povo. Conservadores defendem que o gado dos Maasai compete com os animais selvagens tanto no consumo de pasto como de água. Já houve, por isso mesmo, elementos Maasai multados e mesmo presos por conta de violarem "áreas protegidas" (mais info sobre este tema em No Man's Land de George Monbiot).


Nenhum comentário:

Postar um comentário