sábado, 5 de outubro de 2013

AWT#50: Charters... da China!

Os líderes do governo da Tanzânia foram ainda mais visionários que o Paulo Futre e mandaram vir, não apenas charters da China, mas sim aeroportos, portos, estradas, entre outros.

Segundo o China Daily, o capital chinês vai adiantar 10,5 bilhões de USD para a construção do novo Porto em Dar Es Salaam. A importância da porto de Dar Es Salaam, no panorama africano, é comparada à do porto de Singapura, no panorama asiático. Noutra importante infra-estrutura de transporte, o capital chinês é responsável pela construção de 1.800 km da rodovia que liga a Zâmbia à Tanzânia. Avaliando pelos letreiros das máquinas e pelo olhar dos trabalhadores que a constroem, estou convencido que além dos recursos financeiros, também os materiais e humanos vieram do Oriente. Que grande jogada: emprestam dinheiro e ainda movimentam a economia promovendo as empresas de construção deles.

Como se o panorama não tivesse já um forte carimbo asiático, a maioria dos veículos que circulam nas rodovias, vêem, eles também, do Oriente. Desde as motos chinesas novas aos carros importados do Japão, a Tanzânia lembra-me Portugal a comprar as máquinas alemãs usadas. A nós, pagaram-nos para desactivar o tecido industrial, a eles não precisam pois, salvo exemplos pontuais, nunca o tiveram!

Nenhum comentário:

Postar um comentário