segunda-feira, 18 de novembro de 2013

AWT#94: Saltitando pelo reino do Sião...com passaporte cheio!

Originário da China ocidental e Tibete, o povo tai migrou a sul formando as primeiras comunidades à beira rio (séc.III-I a.C.). Séculos mais tarde, a região formada pelo Laos, Tailândia e Cambodja era dominada, primeiramente, pelo reino Srivijaya e mais tarde pelo violento reino Khmer, originário do interior do Cambodja. Os portugueses foram os primeiros chegar à região (em 1511 a Malaca) tentando, à semelhança da história africana, repartir o território com as outras potências europeias: os britânicos ficaram com Índia, Myanmar e península malaia; os nuestros hermanos contentaram-se com as Filipinas; os holandeses ocuparam Indonésia e os "avec's" (a.k.a. Franceses) espalharam-se pelo Laos, Cambodja e Vietname para formar a Indochina.

História à parte, e uma vez obtida independência, hoje estes povos são amigos e formam a ASEAN (Association os South East Asian Nations) que muito contribui para o aumento de competitividade de uma região cujo PIB per capita é US$2.500 (o português é cerca de oito vezes superior).

Uma das principais vias de comunicação na região é o rio Mekong, o qual atravessámos, de Chiang Khong (Tailândia) para Huay Xai (Laos). À chegada, recusaram dar-me o visto pois não tinha páginas em branco no passaporte. Dou por mim a pensar que não fosse o carimbo "turístico" da subida ao Machu Pichu ou o autocolante do velhote de bigode na Terra do Fogo (Ushuaia) não teria este problema.

Graças à fantástica persuasão da Maria, o passaporte que contém 32 páginas, como por magia, passou a ter 36, pois agrafaram-me um "anexo"!!


Nenhum comentário:

Postar um comentário