sábado, 2 de novembro de 2013

AWT#78: Deambulando por Rangoon

Procurando expurgar os vestígios do colonialismo britânico, o governo decidiu, em 1988, mudar o nome do país (Burma para Myanmar), de algumas cidades (Rangoon para Yangon, Pagan para Bagan) e mesmo de rios (Irrawaddy para Ayeyarwady). No caso do País, serviu também para evitar uma identificação exclusiva com a etnia bamar, que dominava a região antes da chegada das tropas de sua majestade (na tradução incorreta para inglês, virou "Burma").

O mesmo governo decidiu também mexer no trânsito, e passou-se a dirigir à direita, por oposição aos britânicos, esse tirânicos colonizadores!! Não deixa de ser curioso uma vez que, sendo o parque automóvel, na sua maioria, constituído pela frota usada japonesa, vemos carros com volante à direita, conduzindo pela direita!

Deambular pela cidade e experimentar (ou não!) os hábitos locais é um desafio: desde o tha yei za, um rolo de tabaco e especiarias, ao wek thaa douk htoe, entranhas de porco, passando pelo thin baun poe, larvas de bamboo, encontram-se opções para todos os gostos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário