quinta-feira, 7 de novembro de 2013

AWT#83: Igreja católica - uma agulha no palheiro

Ser cristão por estas paragens não deve ser fácil. A grande maioria da população é budista (89%) e as restantes religiões são minorias (estima-se que cristãos representem 4%). Apesar da constituição prever liberdade religiosa, na prática existem confrontos entre budistas e muçulmanos (motim violento em 2001), desencadeados principalmente por supostas "ofensas" de parte a parte.

Hoje passei por uma igreja católica e decidi entrar. Quase tão raro como encontrar um restaurante com comida ocidental (a maria já não pode ver caril de galinha à frente...), passar em frente a uma igreja católica despertou a minha curiosidade. Forrada a azulejos brancos por toda a parte e adornada com imagens de santos e os tradicionais painéis bíblicos, esta igreja era tudo menos acolhedora. Ainda assim, por incrível que pareça, senti-me mais perto de casa.




Budismo: Theravada vs Mahayana
Segundo aprendi existem muitas correntes de Budismo, mas todas elas são baseadas na história do príncipe indiano Siddhartha Gautama que há 2.500 anos atrás decidiu prescindir do conforto em prol de um voto de pobreza. Uma das mais relevantes por estas paragens, a Theravada distingue-se por não se centrar num, ou vários deuses, mas sim num conceito de foro psico-filosófico. Nesta corrente, acredita-se que as pessoas podem atingir o Nirvana de forma individual, ao contrário da corrente Mahayana, que defende que toda a humanidade deve estar pronta para a salvação. Entre as duas, na prática, a Theradava é a mais severa e restritiva para os praticantes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário